O álcool faz com que as pessoas, percam seus limites e afronte sua moralidade: Ressaca Moral

Alcóolatra

Escrito por: Rosana Ribeiro, Psicóloga Clínica

O julgamento moral nasce no próprio indivíduo e não pode ser imposto, segundo Kohlberg, a moralidade tem estágios, o nível dois é alcançado por volta dos 10 anos de idade, quando o indivíduo internaliza padrões das figuras de autoridade, preocupa-se em ser bom e em agradar os outros, alguns indivíduos permanecem neste estágio sem avançar para os próximos. No estágio final o indivíduo internaliza seus valores e faz seus julgamentos a partir de seu conceito de moralidade, para a maioria este estágio é alcançado no final da adolescência.

Neste contexto, de onde parte o nosso julgamento para sermos introduzidos numa ressaca moral?

A ressaca moral muitas vezes está relacionada com o abuso de álcool, que após seu uso, faz com que as pessoas percam seus limites e afrontem sua moralidade, na psicanálise é explicado pelo fato da pessoa, após ingerir álcool ficar mais relaxada e liberar seus conteúdos e desejos inconscientes. Como por exemplo, cantar a namorada de seu melhor amigo, ou dizer coisas impróprias para seu superior.

A ressaca pelo abuso de álcool incomoda apenas no dia seguinte, enquanto a ressaca moral, por ser caracterizada pela dor psicológica, demora mais para passar, esse mal estar fica vivo como uma cobrança interna de nossa mente.

A ressaca moral não tem sua origem apenas com o consumo de álcool, por vezes falamos e fazemos coisas que nos arrependemos depois, e como consertar tudo isso? Para essa pergunta não existe somente uma resposta, cada pessoa encontrará uma forma de vivenciar esse sentimento de culpa e vergonha. Porem seu julgamento moral deve partir de como você se vê, portanto não importa a opinião dos outros, se seus atos não forem aprovados por você, você sentirá arrependimento.

Mas o tempo … o tempo… é o nosso melhor amigo, afinal errar faz parte da natureza humana e muitos outros erros irão surgir nesta longa trajetória que é a vida. Esperar passar este momento também é uma solução.

ressaca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s