A importância dos vínculos para nossa saúde psíquica

 

Nascemos seres sociáveis, pertencendo a um primeiro grupo chamado família, e vamos expandindo esse grupo para, amigos, escola, trabalho, religião, e outros. Temos uma necessidade de formar relacionamentos íntimos e duradouros.

A motivação de pertencimento ajuda na sobrevivência, aumenta a aceitação social, mantém relacionamentos íntimos, fortalece a saúde. Na sobrevivência, ao mantermos a criança próxima de seus cuidadores, estamos protegendo, por se mostrarem indefesos perante o mundo. Aumentar a aceitação social, quando nos sentimos aceitos e amados por aqueles que são importantes para nós, nossa auto estima fica elevada. Manter relacionamentos,  auxilia na preservação das amizades, tentamos manter contato seja pessoalmente, por telefone ou pelas redes sociais virtuais.

frases-para-amigos

Adultos e crianças que possuem apoio social lidam melhor com as crises. Quando rejeitados e isolados as pessoas costumam sentir-se perturbadas e deprimidas.

Maslow (1908-1970), identificou uma hierarquia das necessidades, que motivam o ser humano,  as necessidades humanas possuem diferentes prioridades, uma necessidade superior será atendida após satisfazer uma necessidade anterior, pessoas auto realizadas segundo Maslow, possuem um percepção da realidade, aceitam a si mesmas e aos outros, são espontâneas, criativas, boas em resolução de problemas, possuem uma forte compreensão de valores e um caráter não autoritário. Ninguém chega a ser totalmente auto realizado, uma pessoa saudável está em constante crescimento. Vemos pela pirâmide de Maslow que a necessidade de vínculo está na escala Social.

A solidão não faz parte de nossa existência. Os motivos para pertencer a algum grupo ou à alguém  são pessoais, mas o objetivo é único SER FELIZ E SE SENTIR AMADO.

Este vídeo traz uma reflexão sobre a importância dos vínculos para nossa saúde psíquica.

Fonte: Davidoff, LL. Introdução à psicologia, Ed. Makron Books. pg.355

Papalia, D.E. Desenvolvimento Humano, pg.75

4 Comments

  1. Sem dúvida os nossos vínculos fraternos fazem parte da vida do homem . Nós nascemos para viver em contato tendo contato pra trocar informações , ouvir , falar , se tocar pelo abraço , pelo olhar , aprender, ensinar , sentir-se fazendo parte de um contexto para nunca viver isolado, – – Viva a VIDA , mas sempre juntos para o crescimento interior de todos .

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim Oswaldo, obrigada por seu comentário, sempre seremos seres sociáveis é de nossa natureza e qualquer coisa que fuja a isso, pode se tornar patológico.

      Curtir

    1. Certamente Sílvia, embora em alguns momentos seja necessário momentos de reflexão, o convívio social é o que faz sermos quem somos, o isolamento é prejudicial em qualquer fase do desenvolvimento humano. Obrigada !!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s