Transforme seu cérebro, transforme sua vida

Indiscutível a importância do cérebro em nosso corpo. É ele quem determina quem você é, a forma como ele trabalha determina sua felicidade, o quanto se sente eficiente e como interagimos com as outras pessoas. O padrão cerebral ajuda na relação matrimonial, na capacidade de ser pai ou mãe, no trabalho, na sua religião… age junto com nossas sensações de prazer ou de dor. Pesquisas apontam que nem todos os problemas emocionais é de ordem exclusivamente psicológica, algumas são de bases neurológicas, ligadas a fisiologia do cérebro. (Ame, D.G.,2000)

Este livro de 320 páginas escrito por Daniel G. Amen, neurocientista e psiquiatra, Diretor médico da clínica Amen para medicina comportamental em Fairfield, California, consegue transmitir numa linguagem simplificada os resultados de anos de estudos na neuropsiquiatria, que através de imagens do cérebro pelo exame SPECT, obteve informações sobre o fluxo sanguíneo nas diversas regiões do cérebro, correlacionando com as diversas áreas do cérebro, sabendo que cada área corresponde a determinadas funções do corpo humano.

livro-transforme-seu-cerebro-transforme-sua-vida-645101-mlb20272299944_032015-f

Este livro explica como funciona o sistema límbico profundo, que controla nosso humor. Os gânglios basais, controlam a velocidade em marcha lenta do corpo, quando essa parte trabalha demais surgem a ansiedade, o pânico, medo, e a evitar conflitos. O córtex pré frontal, ajuda a ficar mais concentrado, a fazer planos, a controlar os impulsos e a tomar boas decisões. O cíngulo, é a parte do cérebro que permite que você mude a atenção de pensamento para pensamento e entre comportamentos, quando essa parte está hiperativa as pessoas ficam emperradas em círculos viciosos de pensamentos e comportamentos. Lobos temporais, estão ligados a memória, entendimento da linguagem, reconhecimento facial e controle de temperamento.

Todas essas partes do cérebro são interconectadas, muitas vezes uma parte é afetada e afeta consequentemente outra parte. O livro é um convite para conhecer nosso próprio cérebro e como ele funciona, identificando o que não esta funcionando corretamente. Depois de apresentar cada parte do cérebro, a seguir é apresentado um estudo de caso e maneiras de sair deste mal funcionamento, como o próprio autor diz, ele escreve receitas e passos que devem ser seguidos para melhorar o funcionamento da área afetada, são condutas simples que segundo o autor são eficazes.

Prece da Serenidade, quando incomodado por pensamentos repetitivos: Essa prece é repetida diariamente por milhões de pessoas, especialmente por aqueles que estão em programas de 12 passos. É uma lembrança de que temos limites para tudo que se quer fazer na vida, e que é preciso respeitar isso. O autor recomenda que cite a parte grifada e que mude as demais adaptando as suas próprias crenças.

“Deus, me dê serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que posso e sabedoria para notar a diferença.Viver um dia por vez, aproveitar um momento por vez; aceitar a dificuldade como um caminho para a paz; levar este mundo pecador como Jesus o levou, como ele é e não como eu o teria feito, confiando em que você vai fazer todas as coisas certas se eu me render a sua vontade; a fim de que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com você na próxima.” pg. 184

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s