Informar para prevenir – Suicídio

sonhando-solidao

Escrito por: Rosana Angelo Ribeiro – Psicóloga Clínica

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a data de 10 de setembro como o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio. O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, uma grande corrente de incentivo à vida.

A intenção suicida geralmente inicia-se com a imaginação, a ideia, posteriormente um plano de como fazer isso, e neste período  podem acontecer alguns ensaios, imaginários ou realistas, e posteriormente o ato em si. Por vezes essa tentativa pode ser realizada sem ensaios.

Como podemos ajudar?

Ouvir mais, falar o menos possível, deixar a pessoa a vontade para encontrar uma forma de se expressar.

Não deixar a pessoa sozinha.

Levar a um profissional da saúde.

Retirar o acesso à ferramentas potencialmente destrutivas, como armas, remédios, substancias tóxicas, etc.

Podemos ajudar essas pessoas em sofrimento, divulgando e falando sobre isso, tentar entender este sentimento de vazio.

Dados estatísticos apontam que: 

Na faixa dos 15 e 35 anos o suicídio está entre as três maiores causas de morte.

Em indivíduos entre 15 e 44 anos o suicídio é a sexta causa de incapacitação.

Por dia 28 brasileiros se suicidam e para cada morte há entre 10 e 20 tentativas.

Fases de alerta

Existe um mito de que a pessoa que fala em suicídio, faz isso para chamar a atenção, e não pretende de fato terminar com sua vida, isso não é verdade, falar sobre isso pode ser um pedido de ajuda.

Mudanças inesperadas, algumas são traumáticas, uma pessoa fragilizada com depressão, ou com qualquer outro problema psíquico, dificilmente terá condições de suportar uma mudança inesperada.

As estatísticas alertam: quem tentou suicídio uma vez, terá maior probabilidade para tentar novamente.

Na adolescência, a taxa de suicídio entre os jovens aumentou 30% nos últimos 10 anos. Existe uma falsa ideia de que a depressão atinge mais pessoas adultas. O adolescente demonstra de forma diferente se tranca no quarto, não fala com ninguém, e isso vai sendo entendido como fenômeno da adolescência, uma vez que não consegue expressar seu sofrimento de forma clara.

A depressão severa continua sendo a maior causa do suicídio, é preciso ficar atento quando a pessoa demonstra 0% de interesse na vida, com baixa autoestima, desinteresse por todos, voltado para ele mesmo.

Melhora repentina, a simulação de melhora é comum em diversos casos de suicídio, se uma pessoa com depressão severa repentinamente se demonstra alegre, é importante acompanhar para garantir sua segurança.

Três características da pessoa que pensa em suicídio

1- Ambivalência

É a atitude interna característica das pessoas que pensam ou que tentam suicídio. Quase sempre querem ao mesmo tempo alcançar a morte, mas também querem viver. Quando existe o predomínio do desejo de vida sobre o desejo de morte, esse fator é o  que possibilita a prevenção do suicídio. Muitas pessoas em risco de suicídio estão com problemas em suas vidas e ficam nesta luta interna, caso seja fornecido o apoio emocional e o desejo de viver aumentar, o risco de suicídio diminuirá.

2- Impulsividade

O suicídio pode ser também um ato impulsivo, como qualquer outro impulso, normalmente é desencadeado por eventos negativos do dia-a-dia, acalmando a crise e ganhando tempo, o profissional da saúde pode ajudar a diminuir o risco suicida.

3- Rigidez

A consciência da pessoa passa a funcionar de forma dicotómica (tudo ou nada). Os pensamentos, os sentimentos e as ações estão constritos, quer dizer, constantemente pensam sobre suicídio como única solução e não são capazes de perceber outras maneiras de sair desse problema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s