Black Mirror-Série

Black Mirror é uma série da televisão britânica, criada por Charlie Brooker. O que chama a atenção é  que sua  estrutura e conteúdo, em  cada episódio tem um elenco diferente, set diferente e realidade diferente, porém todos os episódios estão relacionados ao comportamento humano, traz um pouco da mediocridade da mente humana, nos leva a refletir a que ponto podemos chegar para satisfazer uma necessidade imediata e individualista.

A principio as necessidades são individuais, mas esse comportamento dispara como um vírus, por estar conectado a ferramenta que atualmente detém os seres humanos quase que um dia inteiro, “o uso da internet”em seus vários segmentos; trabalho, lazer, estudo, relacionamentos…

Os episódios mostram até onde a tecnologia poderá interferir na sociedade. 

É evidente que a tecnologia está influenciando e moldando uma nova sociedade, mas será que chegaremos ao ponto de fabricar pessoas queridas que faleceram, com seus traços, falas e memórias a partir do conteúdo que ela produziu ao longo dos anos na internet, facebook , twitter, fotos e  vídeos?

Um epísodio de  Black Mirror, traz esse tema. Uma agência que pode ser contratada através do  email,  você envia dados que estão armazenados no computador  da pessoa que faleceu, para reproduzir sua voz , e a qualquer momento uma máquina fala com você, como se fosse a pessoa falecida,como se ela estivesse apenas viajando, esses dados enviados geram um arquivo de memória e assim surge uma conversa quase verdadeira produzida pela máquina.

Essas ligações associadas ao desejo de que a pessoa querida não tivesse falecido, faz com que as conversas se tornem cada vez mais reais, causando um certo desconforto emocional, causada pela fuga da realidade, por não querer passar pelo processo do luto.

A realidade de perder definitivamente aquele que amamos, faz com que esse tipo de serviço se aprimore com o passar do tempo. Assim surge o boneco com todas as caracteristicas fisicas,  criado a partir do mapeamento genético.

São coisas para serem pensadas e refletidas hoje a partir de uma série, para que tenhamos consciência de que algumas atitudes nos tira o que nos é mais importante, os nossos sentimentos porque são eles que nos tornam humanos.

Cada episódio leva a reflexão sobre a sociedade e sobre seu uso descontrolado da internet, atualmente ficamos conectados quase as 24 horas do dia. Por ser um conteúdo muito elaborado e chocante, você precisa de um tempo para pensar e refletir sobre o que foi assistido, para as pessoas que gostam de séries com conteúdos psicológicos, esta é um boa indicação, inclusive o gênero do filme é drama psicológico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s