Campanha: Eu não sei pedir ajuda, e agora?

Untitled

Psicóloga Rosana Ribeiro

Algumas situações ditam o nosso comportamento, nos modifica de forma intensa e rápida. Se ao falar com alguém você é ignorado, por exemplo, aos poucos sua vontade de conversar com aquela pessoa vai diminuindo.

A personalidade também influencia nossa forma de agir: os extrovertidos se comunicam melhor, os introvertidos possuem dificuldade de se comunicar e expressar suas opiniões.

Nascemos com traços de personalidade que com o passar do tempo  vai sendo moldada de acordo com nosso contato social, familiar e pelos vários grupos ao qual pertencemos.

O bullying é uma pratica violenta que modifica a forma de agir de quem a recebe, de quem presencia e de quem pratica, ou seja, todos os envolvidos sofrem prejuízos emocionais. A vítima e testemunha geralmente são as mais citadas, com sequelas emocionais desde depressão até tentativas de suicídio.

Encontrar uma saída para se libertar dos autores de bullying é um trabalho em conjunto entre escolas, pais e sociedade. Mas enquanto essa temática for tratada como “coisa de criança”, “brincadeira”, “nada de mais”, e não houver respeito pela pessoa que sofre essas humilhações, não será possível eliminar essa pratica.

O aluno tem o direito de se sentir seguro no ambiente escolar.

Sobre a campanha: Eu não sei pedir ajuda, e agora?

Essa campanha é indicada para professores, pais, alunos e qualquer pessoa que queira adquirir novas habilidades sociais para enfrentar as diversas situações difíceis que surgem no dia a dia . Com objetivo principal de trazer estratégias e ferramentas para as pessoas envolvidas em bullying .

Assim será abordado temas como a definição dos vários tipos de bullying, estratégias para desenvolver habilidades sociais, dicas de posturas corporais e novas maneiras de falar e pensar diante daquele que pratica.

Habilidade social é nosso comportamento que expressa aquilo que sentimos, é nossa atitude e opinião, de forma adequada e respeitosa, evitando problemas futuros e resolvendo seus problemas atuais.

Na adolescência essas habilidades são desenvolvidas no contato com os amigos, se este contato é negativo, o desenvolvimento dessas habilidades ficam prejudicadas.

Esse processo de socialização começa desde as primeiras relações humanas, e termina quando o equilíbrio de adaptação é alcançado o que pode levar uma vida inteira, portanto a adolescência não é o inicio e nem o fim da socialização, no entanto com todas as mudanças que ocorrem na adolescência, esse processo adquire um aumento de ritmo, estimulado pelo aumento da capacidade cognitiva, da internalização das regras, da necessidade de independência.

Todo esse processo só pode ser adquirido vivendo, dentro de um contexto social REAL, com a família, no circulo de amigos dos diversos grupos ao qual o adolescente está inserido.

Não podemos mudar o bullying, mas podemos nos cuidar para que não nos atinja, é o que tentaremos nestes 30 dias, unir pensamentos e estratégias que contribuam para fortalecer e modificar comportamentos diante dessas humilhações.

COMO ISSO VAI ACONTECER?

Sabendo que o apoio é a base do nosso projeto, vamos no unir e durante esses 30 dias serão postados temas para reflexão, cujo principal objetivo será de ampliar nosso conhecimento.

As primeiras postagens serão sobre o conceito de bullying , durante esta campanha perguntas podem servir de reflexão, então sua participação será de colaborador desta campanha, direcione suas perguntas nas postagens, elas serão estudadas com cuidado e respondidas.

Podemos trazer conhecimento e estratégias e assim ajudar não somente a vítima, mas aquele que pratica tambem será beneficiado por essa mudança de comportamento.

E porque essa campanha nas férias?

Penso que estando longe do agressor a vitima e testemunha terão condições de refletir e se fortalecer para enfrentar uma mudança de comportamento no retorno das aulas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s